A Voz do Cidadão
  Sexta-feira, 25 de julho de 2014.

 

     
 
busca
Editorial
Editorial da Semana
 
A Voz do Cidadão
O que é a Voz do Cidadão
Programas desenvolvidos
Quem faz
Apoios
Desempenho da VC
Agentes de Cidadania
Nossos parceiros
Oficinas de Cidadania
Prestação de contas
 
O que é Cidadania
Os 10 mandamentos
Direitos dos Cidadãos
História da Cidadania
 
A Voz do Cidadão na mídia
Jornais
Televisão
Rádio Globo
Rede CBN
Clipping
 
Participe
Manifestos
Indique Cidadão Exemplar
Cidadãos Exemplares
Cidadômetro
Flagrantes da Cidadania
Defesa do Eleitor
Mandato Cidadão
Memória Política
Memória da Impunidade
Responsabilidade política
Mural do Cidadão
Panfletaria
Voto Livre
Blog do Maranhão
Tome Conta do Brasil
Saúde Pública
Enquetes
Associe-se
 
Informações sobre Cidadania
Agenda da Cidadania
Bibliografia
Artigos
Citações
 
Links dos Cidadãos
Órgãos Públicos
Entidades Privadas
 
Materiais de Campanha
Downloads
Lojinha
Texto-guia
 
 
Receba nossos informativos
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
 
 
 
   
 
 
 
   
 
   
 
   
 
 
 
 
 
   
 
   
 
   
 
 

Tribunal de Justiça do Rio lança cartilha sobre os direitos dos cidadãos

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro acaba de lançar, em parceria com a TV Globo, a "Cartilha Legal - Tudo para você viver bem com seus direitos". Uma excelente iniciativa, que pretende traduzir e explicar os diferentes direitos do cidadão, incluindo os direitos de consumidor. Com uma linguagem simples e direta, a cartilha é ilustrada com os personagens do "Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Trata-se de uma excelente ferramenta para o cidadão que quer estar em dia com seus deveres e viver de bem com seus direitos. A “Cartilha Legal” pode ajudar a solucionar problemas simples do dia-a-dia que, por falta de informação, o cidadão deixa de fazer e de exigir soluções para o bem de sua comunidade.

Esses direitos e deveres são abordados por três aspectos: o Direito sobre o Estado das pessoas, que consiste em assuntos que dizem respeito à família, infância e juventude e idoso; o Direito Privado, que explica sobre o direito civil, de vizinhança, do consumidor e de propriedade; e, por último, o Direito Público, que trata de assuntos da área penal, criminal e a violência doméstica.

Por exemplo, você sabia que casar é fácil e pode até ser gratuito? Pois é, o Tribunal de Justiça realiza casamentos comunitários gratuitos, bastando para isso procurar o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, próximo à sua residência.

Outra boa dica da "Cartilha Legal" são os casos de violência familiar. A mulher que se sentir agredida de alguma forma pode procurar ajuda por meio dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. São queixas como ameaças ou atitudes que causem algum dano emocional - como perseguição, humilhação, isolamento, vigilância ou abuso sexual - e também ações que resultem em prejuízo material para a mulher.

Mas não pára por aí. A publicação ainda orienta como proceder nos casos de usocapião, de solicitação de aposentadoria e até mesmo esclarecer dúvidas a respeito dos direitos dos presos. Além de ensinamentos sobre os direitos e deveres dos cidadãos, a cartilha oferece ainda uma listagem de telefones e endereços muito úteis.

A "Cartilha Legal" está sendo distribuída gratuitamente em todas as comarcas do Estado do Rio. Para obter mais informações e até conhecer um trecho da cartilha, basta acessar o nosso portal, o www.avozdocidadao.com.br.