A Voz do Cidadão
  Quarta-feira, 22 de maio de 2013.

 

   
 


Siga A Voz do Cidadão

     
       
 
busca
Editorial
Editorial da Semana
 
A Voz do Cidadão
O que é a Voz do Cidadão
Programas desenvolvidos
Quem faz
Apoios
Nossos parceiros
INGs: Cidadania Exemplar
Oficinas de Cidadania
Prestação de contas
 
O que é Cidadania
Os 10 mandamentos
Direitos dos Cidadãos
História da Cidadania
 
A Voz do Cidadão na mídia
Jornais
Televisão
Rádio Globo
Rede CBN
Clipping
 
Participe
Manifestos
Indique Cidadão Exemplar
Cidadãos Exemplares
Cidadômetro
Flagrantes da Cidadania
Defesa do Eleitor
Mandato Cidadão
Memória Política
Memória da Impunidade
Responsabilidade política
Mural do Cidadão
Blog do Maranhão
Tome Conta do Brasil
Voto Livre
Saúde Pública
Enquetes
Associe-se
 
Informações sobre Cidadania
Agenda da Cidadania
Bibliografia
Artigos
Citações
 
Links dos Cidadãos
Órgãos Públicos
Entidades Privadas
 
Materiais de Campanha
Downloads
Lojinha
Texto-guia
 
 
Receba nossos informativos
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
 
   
  Panfletaria
   
 
mandato cidadao
   
 
 
 
   
 
   
 
cidadometro
   
 
 
 
   
 
   
 
   
 
   
 
O ministro do Supremo e a reforma política
21/5/2013
 
O ministro do Supremo e a reforma política

Mais uma vez o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, ganha as manchetes dos jornais de todo o país. E mais uma vez foi por conta de seu modo franco de se referir a instituições de Estado, suas funções e distorções. Depois de protagonizar um momento no mínimo constrangedor com representantes da magistratura e de criticar a relação de advogados com juízes, o ministro Joaquim Barbosa se volta para os partidos políticos.

Ontem, em uma palestra para estudantes em uma faculdade de Brasília, Joaquim Barbosa criticou o sistema político brasileiro. O ministro fazia uma análise sobre o sistema presidencialista, a divisão entre os Poderes e o modelo eleitoral. Para o ministro “temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com partidos que nos representam no Congresso. Tampouco esses partidos e seus líderes têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder”

. De imediato, diversos representantes da Câmara e do Senado se manifestaram em repúdio à fala do ministro. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) afirmou que Joaquim Barbosa fez uma "desrespeitosa declaração sobre o Congresso e que não contribui para a harmonia constitucional que temos o dever supremo de observar".

Mas o centro da questão é que o ministro está certo ao dizer que “o rei está nu”. Faz tempo que nossos representantes não nos representam e estão mais ocupados em ocupar o poder do que realmente deliberar em prol do bem coletivo e fiscalizar o Executivo. Como falamos aqui na semana passada, a tramitação da MP dos Portos foi um desastre institucional exemplar para o Congresso, com destaque para a troca de acusações pesadas entre deputados. Exemplos desse descompasso com suas funções constitucionais e a necessária moralidade pública se sucedem aos borbotões. Nossos políticos não votaram a lei da ficha limpa, os recentes marcos legais da transparência e controle social não foram de iniciativa parlamentar, não fazem a reforma política, não acabam com o voto secreto nas sessões, não qualificam a Comissão de Constituição e Justiça das duas casas e por aí vai. A mais nova iniciativa é o projeto de lei que torna impositiva a execução do orçamento de emendas parlamentares, um absurdo.

No fim das contas, quanto mais se “esperneia” contra o ministro, mais ele - e, por extensão, o Supremo - passa a representar o cidadão comum e a se fortalecer no imaginário social, ocupando um espaço que nossos parlamentares vêm se recusando a ocupar. E ainda temos o efeito colateral benéfico de que essa celeuma toda traz mais força para as discussões em torno da reforma política que dezenas de organização da sociedade civil estão fazendo neste exato momento. Ou pelo menos duas grandes redes d entidades da sociedade civil organizada, o MCCE - Movimento de Combate à Corrupção eleitoral, e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

E falando em reforma política, vale a pena conhecer aqui na Voz do Cidadão o novo artigo do juiz Marlon Reis, em parceira com Edson de Resende Castro e Marcelo Roseno de Oliveira, que apresenta uma proposta muito interessante sobre reforma do sistema eleitoral.
 
“Povo Brasileiro”, livro de Darcy Ribeiro é leitura obrigatória da cidadania
14/12/2006
Transparência Internacional lança Barômetro Global da Corrupção 2006
12/12/2006
9 de dezembro - Dia Internacional do Combate à Corrupção
7/12/2006
Conselho de Gestão Fiscal – regulamentação precisa de mais discussões
5/12/2006
Doações a projetos sociais com dedução do Imposto de Renda - Serasa e Gife
30/11/2006
OmbudsPE - luta pelos direitos humanos na mídia em Pernambuco
28/11/2006
Fórum Nacional de Reforma Urbana
9/11/2006
Uma Verdade Inconveniente, documentário de Al Gore já está em cartaz no Brasil
7/11/2006
Seminário "Negócios Inclusivos" - dias 6 e 7 de novembro
2/11/2006
Instituto Akatu lança série sobre Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito
31/10/2006
Começa o I Forum das Lideranças em Sustentabilidade
26/10/2006
Conheça a campanha da Transparência Capixaba para as Eleições 2006
24/10/2006
Está no ar a oitava rodada de enquetes da Voz do Cidadão
19/10/2006
17 de outubro - Dia da Jornada Mundial da Recusa da Miséria
17/10/2006
Resultados da sétima rodada de enquetes da Voz do Cidadão
12/10/2006
Júlio Mosquera lança livro "E eu com isso?"
10/10/2006
IBPT lança o "corruptômetro"
5/10/2006
Chico Whitaker ganha Prêmio Nobel Alternativo
3/10/2006
Franca também dá exemplo de luta contra desvio de dinheiro público
28/9/2006
Luta de ong em Januária/MG é exemplo para todo o país
26/9/2006
MCCE lança cartilha sobre Corrupção Eleitoral
21/9/2006
IFC consegue adesão de prefeito a Carta-compromisso pela transparência fiscal
19/9/2006
Voto Consciente e Ágora - Entidades se dedicam ao controle social dos mandatos
14/9/2006
VI Encontro do Ministério Público do Consumidor começa amanhã
12/9/2006
Chico Whitaker faz manifesto pela "refundação" do legislativo
7/9/2006
I Encontro Nacional de Cidadania - Amarribo
5/9/2006
Lançado o site WikiPolítica para divulgação de informações sobre política nacional
31/8/2006
"Políticos do Brasil" - site traz declarações de bens de mais de 3.000 políticos
29/8/2006
Mapa de Desenvolvimento do Rio - Iniciativa da Firjan é modelo de Responsabilidade Política Empresarial
24/8/2006
Projeto Excelências, da Transparência Brasil reúne históricos de candidatos à Câmara dos Deputados
22/8/2006
Página: « « 222324252627282930313233
 
:: A Voz do Cidadão ::
Desde 15/01/03, 6118760 acessos de cidadãos e cidadãs a este portal © Propaganda Professa