Quinta-feira, 9 de setembro de 2010.

 

   
     
   
 
busca
Editorial
Editorial da Semana
 
A Voz do Cidadão
O que é a Voz do Cidadão
Quem pode participar
Quem faz
Associados patrocinadores
Associados colaboradores
Nossos parceiros
Oficinas de Cidadania
Prestação de contas
 
O que é Cidadania
Os 10 mandamentos
Direitos dos Cidadãos
História da Cidadania
 
A Voz do Cidadão na mídia
Jornais
Televisão
Rádio Globo
Rede CBN
Clipping
 
Participe
Manifestos
Indique Cidadão Exemplar
Cidadãos Exemplares
Flagrantes da Cidadania
Defesa do Eleitor
Mandato Cidadão
Memória Política
Memória da Impunidade
Responsabilidade política
Mural do Cidadão
Fórum do Cidadão
Blog do Maranhão
Tome Conta do Brasil
Voto Livre
Saúde Pública
Enquetes
Associe-se
 
Informações sobre Cidadania
Agenda da Cidadania
Bibliografia
Artigos
Citações
 
Links dos Cidadãos
Órgãos Públicos
Entidades Privadas
 
Materiais de Campanha
Downloads
Lojinha
Texto-guia
 
 
Receba nossos informativos
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
 
   
 
   
 
   
 
 
 
   
 
   
 
   
 
 
 
   
 
   
 
   
 
   
 
 
Voltar para a Agenda
Órgão deverá fiscalizar as 34 cortes de contas no Brasil
 
Auditar defende a criação do CNTC

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07, que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC), está pronta para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. A Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo) se manifestou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/2007, que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC), durante audiência pública na CCJ, terça-feira, 29.

Semelhante à atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o CNTC deverá fiscalizar a gestão administrativa, financeira e disciplinar das 34 cortes de contas no Brasil. O conselho vai ser de natureza exclusivamente administrativa. O Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União (TCU) vão continuar a exercer o controle externo.

De acordo com a assessora de defesa profissional da Auditar, Lucieni Pereira, que representou a entidade na audiência, o conselho terá autonomia financeira e administrativa, o que não afastará a competência do TCU para fiscalizar, no plano do controle externo, a aplicação dos recursos da União destinados à manutenção do referido conselho.

A Auditar propôs o CNTC como um “conselho técnico e enxuto”, por isso expôs sua visão crítica à composição sugerida na PEC, com 17 membros, dentre os quais estão representantes dos conselhos federais de Contabilidade, Economia, Administração, Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Ordem dos Advogados do Brasil. Para a Auditar, essa previsão representa enorme risco de conflito de interesse, visto que os conselhos de fiscalização profissional são autarquias federais sujeitas à fiscalização do TCU, não sendo razoável que representantes das referidas autarquias realizem a fiscalização disciplinar dos membros e servidores do TCU.

Em sua exposição, Lucieni também apresentou a visão crítica da categoria quanto à indicação de membro pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Tribunais de Contas (Fenastc) e por qualquer outra entidade representativa, nem mesmo pela Auditar.

Primeiro, porque pode haver mais de uma entidade representando a mesma categoria de servidor, como há, atualmente, Auditores Substitutos de Ministros e Conselheiros representados pela Atricon e pela Audicon, o que geraria conflito quanto a qual delas deveria indicar o representante ao CNTC; segundo, porque não necessariamente essas entidades representam - ou sempre representarão – os servidores de todos os 34 Tribunais de Contas; terceiro, porque são entidades privadas que não devem interferir na composição de um órgão público com função típica de Estado.

Para Auditar, a participação do servidor de carreira dos Tribunais de Contas é importante, desde que indicado na forma da lei e a partir de critérios que valorizem a meritocracia, além de outros requisitos que garantam a participação de profissionais capacitados para o exercício da função de fiscalizar a gestão administrativa e financeira e aspectos disciplinares, o que não é questão trivial. A título de referência, foram sugeridos os requisitos definidos na Lei que disciplina a indicação de membros que integram o CNMP, que, na visão da Auditar, são bastante razoáveis.

Para o relator da PEC 30/2007 na CCJ, senador Romero Jucá (RR), “o órgão só teria a ganhar com o aumento da diversidade de origem de seus membros. Até mesmo em razão do tipo de atividade desenvolvida pelos tribunais de contas, que envolve conhecimentos nas áreas do Direito, da Administração Pública, da Contabilidade, da Economia e da Engenharia”, justificou. O representante do presidente do TCU na audiência, Edimilson de Oliveira, também contrapôs a indicação dos conselhos. “Não consideramos relevante a inclusão dessas entidades, primeiro porque elas estão subordinadas à fiscalização do TCU, e, segundo, porque os membros dos tribunais já detêm conhecimento nas áreas de fiscalização administrativa, orçamentária e financeira”, declarou.

A presença de cidadãos no CNTC é consenso entre o relator da matéria no Senado Federal, a Auditar, o TCU e o presidente da Fenastc, Marcelo Henrique Pereira.

Os concorrentes a todas as vagas passarão por sabatina no Senado e depois pela aprovação do presidente da República, com exceção do Presidente do TCU, que deve ser indicado nos mesmos moldes do Presidente do STF para o CNJ, conforme definido pela Emenda nº 61, de 2009.

De acordo com a representante da Auditar, o CNTC terá a função de verificar regularidade dos atos de gestão administrativo-financeira das cortes e de combater o nepotismo e improbidades administrativas. Dados da Fenastc justificam as palavras da representante da Auditar: dos 34 tribunais de Contas do Brasil, 14 empregam conselheiros que respondem processos na Justiça.

Além da criação do CNTC, a Auditar sugere a previsão na Constituição de lei orgânica nacional para estabelecer normas gerais de funcionamento e a organização dos tribunais de contas, com destaque para os critérios de realização de concursos públicos e para escolha e aprovação dos membros dos tribunais. “Há discrepância no funcionamento entre os 34 tribunais. É necessária uma engrenagem nacional que foque na gestão de pessoal, nos processos e no resultado da gestão, uma lei geral para harmonizar a organização e o funcionamento das Cortes de Contas em todo País, à semelhança do Judiciário e do Ministério Público”, revelou Lucieni.

A PEC que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas é de autoria do senador Renato Casagrande (ES) e está pronta para votação na CCJ. Se receber aprovação da comissão, segue para o plenário do Senado Federal. Depois, será apreciada e votada na Câmara dos Deputados.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Auditar, clique aqui >>
 
15/7/2010
 
Todas as agendas para a categoria "Manifestos":
Área é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
 
Liszt Vieira, presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, divulga Nota Pública sobre questão fundiária no JB e o Projeto de Lei 161/2009.
 
19/8/2010
Até agora apenas 38 candidatos se cadastraram
 
Movimentos Abracci e MCCE divulgam Carta aos Presidenciáveis, onde perguntam: "Por que não se cadastrou no site Ficha Limpa Já?"
 
18/8/2010
A Previdência Social proporciona distribuição de renda
 
Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal-ANFIP destaca benefícios da Previdência Social e rebate o alegado déficit
 
11/8/2010
Juntas, empresas faturam mais de 670 bilhões de reais
 
Manifesto "Em Defesa do Investimento" dedica apoio de várias associações empresariais de peso à política de investimentos do BNDES
 
6/8/2010
Órgão deverá fiscalizar as 34 cortes de contas no Brasil
 
Conheça o manifesto da Auditar a favor da PEC 30/2007, que pretende criar o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, o CNTC
 
15/7/2010
Corrupção no País é proporcional ao caos da saúde pública
 
Em manifesto, o ex-reitor da Universidade Estadual de Londrina analisa os casos de corrupção na saúde pública do Paraná
 
16/6/2010
O déficit de um aposentado do INSS equivale a 24 do setor público federal
 
Internauta faz um manifesto sobre as diferenças entre aposentados da iniciativa privada e os do serviço público
 
2/6/2010
AGU não comporta a tutela de interesses político-partidários
 
UNAFE divulga nota pública em que repudia manifestações do Advogado-Geral da União em favor de interesses eminentemente partidários
 
1/6/2010
Apoio ao projeto Ficha Limpa é o destaque
 
Abracci e Amarribo convocam todos os cidadãos para manifestações pelo Dia Nacional da Ética, no próximo domingo, 02 de maio. Faça uma na sua cidade!
 
30/4/2010
Projeto de lei é uma clara tentativa de intimidar o MP
 
CONAMP, ANPR, ANPT, ABRAMPPE e outras entidades divulgam manifesto contra a aprovação da Lei Maluf, que quer cercear o trabalho do Ministério Público
 
9/4/2010
O próprio presidente Lula afirmou que déficit não existe
 
Em manifesto público, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal - Anfip volta a alertar sobre o polêmico déficit da Previdência
 
5/4/2010
Estamos enveredando pelo caminho do retrocesso na América Latina
 
Novo manifesto conclama os cidadãos a refletirem sobre as novas regras para o pré-sal que o governo quer aprovar
 
11/3/2010
“É fundamental que a sociedade brasileira acompanhe de perto o caso”
 
Associação de Juízes Federais - Ajufe divulga nota pública sobre prisão do governador do Distrito Federal e reafirma importância da valorização da Justiça
 
19/2/2010
Não adianta reclamar, temos que fiscalizar e cobrar
 
Conheça o novo manifesto do MPMPL - Movimento Popular Pró-Moralização do Poder Legislativo e participe do abaixo assinado da entidade
 
22/12/2009
Longe de desistir, jornalista partiu para conquista de mais apoio
 
Jornalista investigativo Fabio Oliva recebe manifestação de apoio em seminário contra corrupção, por agressões e ameaças sofridas
 
18/12/2009
as mudanças precisam ter participação da sociedade civil
 
Entidade MPMPL divulga manifesto cobrando posicionamento dos parlamentares sobre plebiscito e mini-constituinte para uma profunda reforma política, partidária e eleitoral
 
30/11/2009
Carreiras Típicas desempenham funções essenciais para o Estado
 
I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, organizada pelo Fonacate, divulga o seu manifesto "Carta de Brasília"
 
12/11/2009
Objetivo é a valorização do servidor concursado
 
Anesp, SindCVM e outras entidades representativas das carreiras de Estado participam do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro
 
4/11/2009
Fora Sarney no Twitter já tem perto de 11 mil seguidores
 
Movimento Fora Sarney organiza evento de protesto em 8 capitais do país no próximo sábado, dia 22, sempre a partir das 14 horas. Confira
 
20/8/2009
A medida evita a manifestação de juízos críticos por especialistas
 
Nota de Esclarecimento da Abramppe alerta para a nova lei eleitoral, que restringe a liberdade de expressão em blogs e sites
 
21/7/2009
Estado de Direito é aquele em que o Estado se submete à Constituição
 
"Carta aos Brasileiros", escrita em 1977 pelo jurista Goffredo Telles Jr., permanece atual até hoje, quando temos uma crise grave no Congresso
 
30/6/2009
A cidadania reage contra lei da mordaça do Ministério Público
 
Manifesto da Transparência Capixaba protesta contra projeto de lei que quer punição para membros do Ministério Público. Participe!
 
16/6/2009
Uma das grandes distorções da democracia no Brasil
 
Famílias de jovens mortos por deputado alcoolizado convocam a cidadania para uma audiência pública sobre o fim do foro privilegiado, dia 30, às 10h
 
28/5/2009
Passo importante na luta contra a corrupção e pela transparência
 
Ong Artigo 19 divulga manifesto convocando cidadãos a pressionarem a favor da lei de acesso a informações públicas, que tramita no Congresso
 
14/5/2009
Trabalho escravo é crime e deve ser combatido com firmeza
 
Assine o manifesto pela aprovação da PEC 438/2001, que prevê penas mais rigorosas para quem mantém trabalhadores em condições análogas à de escravos
 
12/3/2009
A Igreja não deve se misturar aos assuntos do Estado
 
O caso da menina de 9 anos estuprada e que teve a mâe excomungada acendeu o debate em várias manifestações na web. Conheça algumas>>
 
10/3/2009
Internet é o espaço mais democrático para manifestação
 
Entidade Avaaz lança manifesto internacional pela justiça e democracia contra o governo ditatorial no Zimbábue. Participem!
 
30/1/2009
O valor da liberdade, principalmente a de expressão, deve ser preservado
 
Assista o vídeo-manifesto de jovens secundarista de Israel que não concordam com a ocupação e se recusam a integrar o corpo militar
 
27/1/2009
Com a conscientização de todos a violência tem solução
 
Cidadão exemplar Robson Fernando divulga manifesto conclamando os cidadãos a reagirem contra o descaso da sociedade e das autoridades
 
2/1/2009
MPPL divulga manifesto sobre aumento de vagas de vereadores
 
Manifesto: Movimento Popular Pró-Moralização do Poder Legislativo (MPPL) sobre a emenda para aumento de vagas de vereadores
 
19/12/2008
IDEC divulga manifesto por perdas da década de 80. Assine você também!
 
Documento proposto defende direito dos cidadãos em serem ressarcidos das perdas financeiras causadas por planos econômicos na década de 80.
 
7/11/2008

MANIFESTO
 
"A Petrobras é nossa!"
assine este manifesto
em defesa do
patrimônio que é de
todos os brasileiros
 
3/10/2008

MANIFESTO
 
Atletas olímpicos
fazem manifesto
por mais
direitos humanos
na China
 
12/8/2008

MANIFESTO
 
Entidade inglesa
Anti-Slavery
lança manifesto
contra a
escravidão
 
9/8/2008

MANIFESTO
 
Forum das Carreiras
de Estado divulga
apoio a juízes e
promotores da
Operação Satiagraha
 
22/7/2008

MANIFESTO
 
Você concorda
com as recentes
ações da Polícia
Federal?
Participe!
 
10/7/2008

MANIFESTO
 
Entidade MPMPL
de Juiz de Fora/MG
lança apoio à
divulgação de
candidatos ficha suja
 
19/6/2008

MANIFESTO
 
Leia manifesto da
entidade Repórteres
Sem Fronteiras em
repúdio à tortura
de jornalistas no Rio
 
4/6/2008

MANIFESTO
 
Assine o manifesto
on-line por mais
diálogo entre a
China e os rebeldes
tibetanos
 
25/3/2008

MANIFESTO
 
Manifesto pede
continuidade das
pesquisas com
células-tronco
embrionárias
 
2/3/2008

MANIFESTO
 
Ong Cfemea
divulga Carta Aberta
pelos direitos
reprodutivos das
mulheres - Assine!
 
29/11/2007

MANIFESTO
 
Artigo anônimo
na internet sugere
campanha para trocar
um parlamentar por
344 professores
 
23/10/2007

MANIFESTO
 
Transparência
Capixaba
divulga manifesto
contra absolvição
de Renan
 
13/9/2007

MANIFESTO
 
Securitário de São
Paulo divulga carta
aberta aos senadores
e pede adesão de
colegas de profissão
 
11/9/2007

MANIFESTO
 
Movimento Nacional
em Defesa do Estado
Brasileiro divulga
carta contra a PEC
2/2003 “da Alegria”
 
6/9/2007

MANIFESTO
 
FIESP lança
manifesto contra
a prorrogação da
CPMF e realiza
evento dia 06/08
 
2/8/2007

MANIFESTOS
 
Vejam aqui as
manifestações
dos cidadãos
sobre reforma
política
 
21/6/2007

MANIFESTO
 
Conheça íntegra
da carta aberta
aos usuários da
homeopatia pelo
direito de opção
 
15/6/2007

MANIFESTO
 
Carta aberta de
ex-deputado ao
senador lança
dúvidas sobre
suas declarações
 
13/6/2007

MANIFESTOS
 
Mande mensagem
aos ministros do
STF contra o fim da
Lei de Improbidade
Administrativa
 
20/3/2007

MANIFESTOS
 
Ong Gabriela Sou
da Paz convoca para
pressionarmos políticos
para seu projeto de
lei sobre código penal
 
13/2/2007

MANIFESTOS
 
Ong VICE quer
auditoria externa
em prefeituras
e câmaras de
vereadores
 
26/1/2007

MANIFESTO
 
A sociedade
pede reforma
política. Leia
o manifesto
do MPMPL
 
25/1/2007

MANIFESTO
 
Apresentação
na internet
sugere mudanças
nas Casas
Legislativas
 
23/1/2007

MANIFESTO
 
Entidades civis
em todo o Brasil
repudiam aumento
de salário de
91% no Congresso
 
15/12/2006

MANIFESTO
 
ONG Escola de Gente
apoia manifesto a
favor do tema inclusão
na novela Páginas
da Vida. Participe!
 
27/10/2006

MANIFESTO
 
Conheça o manifesto
de Chico Whitaker
por uma
"refundação do
Legislativo"
 
7/9/2006

MANIFESTO
 
Baixe este exemplo
de mensagem para
o TSE sobre os
recursos dos
políticos impugnados
 
29/8/2006

MANIFESTO
 
Conheça três
depoimentos
impressionantes
de uma vítima
da violência no Rio
 
21/8/2006

MANIFESTO
 
Conheçam esta
apresentação sobre
nosso Hino Nacional
e a cidadania!
Baixem e repassem!
 
23/6/2006

MANIFESTO
 
Veja a excelente
entrevista de
Christiane Torloni
no programa
Mais Você
da TV Globo>>
 
4/5/2006

MANIFESTOS
 
Ana Carolina cita
poema de Elisa
Lucinda em show
com Seu Jorge. Uma
aula de cidadania!
 
21/2/2006

MANIFESTOS
 
Um brasileiro
comenta os
impostos nos
EUA e compara
com o Brasil
 
2/2/2006
MANIFESTO
 
CDI lança
campanha
FUST Já
 
13/12/2005
MANIFESTO
 
Flores, flores para los
muertos Fernando Gabeira
Clique aqui >>
 
1/11/2005
MANIFESTO
 
O Brasil do absurdo
 
4/8/2005
MANIFESTOS
 
Presidente Lula:
"cidadania ativa"
para combater corrupção.
 
13/6/2005
MANIFESTO
 
Juíza do RS pede
devassa na CPMF
 
24/5/2005
:: A Voz do Cidadão ::
Desde 15/01/03, 2747562 acessos de cidadãos e cidadãs a este portal © Propaganda Professa