Video-exposição “6 bilhões de outros”

Video-exposição “6 bilhões de outros”

Já comentamos e recomendamos aqui há dois anos atrás o documentário “Home” do mesmo diretor e fundador da Fundação GoodPlanet, uma organização de origem francesa dedicada a campanhas em defesa do meio ambiente, sobretudo das fontes de energia que vêm da superfície do planeta e do próprio céu, como o sol, e não das suas profundezas, como os minérios e petróleos.

Entre os poucos, mas bastante consistentes, programas da GoodPlanet, o “6 bilhões de Outros” talvez seja o mais artístico, e seguramente é o que possui a argumentação mais emocional e arrebatadora.

Desde o lançamento do projeto em 2003, o diretor Yann Arthus-Bertrand entrevistou mais de 5.600 pessoas das mais variadas idades e classes sociais de 78 países diferentes ao longo dos últimos 5 anos para responder a 40 questões, entre as quais as fundamentais, como “o que você aprendeu com seus pais”, “o que você quer transmitir para seus filhos”, “o que é a felicidade pra você”, “qual seu maior medo”, ‘o que é o amor pra você”, “se você se sente livre”, “acredita em Deus”, “o que representa a natureza pra você”, “qual sua canção favorita”, e “que mensagem quer dar para os mais de 6 bilhões de habitantes da Terra”, dentre outras. Aliás, o site do projeto traz um contador de nascidos que já caminha rápido para ultrapassar os 7 bilhões se seres humanos sobre o nosso planeta.

Ainda se trata de uma oportuna e intrigante questão a que o próprio diretor, Yann Arthus-Bertrand, se colocou na apresentação pública da fundação, em 2005: “não há mais tempo para sermos pessimistas”.

O fato de o Brasil ser o primeiro país da América do Sul a receber a exposição, em sua tour mundial, logo depois de seu vernissage em Paris no ano passado, deve nos orgulhar da contribuição dos brasileiros a este projeto que nos iguala a todos diante da mãe terra e nossos direitos naturais.

Em tempos em que cidadania planetária está se tornando cada vez mais essencial à nossa sobrevivência, vale a pena curtir e refletir sobre quem são e o que pretendem “Os 6 de bilhões de Outros”.

Em cartaz no Museu de Arte de São Paulo, MASP, até o dia 10 de julho.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.