Todos Pela Educação divulga dados de aprendizado por município

Acaba de ser divulgado o primeiro acompanhamento das metas do movimento Todos Pela Educação. E, como já se esperava, as notícias não são tão animadoras. A pesquisa aponta, por exemplo, que, na 4ª série do Ensino Fundamental, das 26 capitais apenas cinco alcançaram as metas propostas pelo movimento para 2007 em Língua Portuguesa.

E os resultados também mostram que, entre as 21 capitais que não alcançaram as metas de Língua Portuguesa para a 4ª série, 14 apresentaram queda no percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série. Os números indicam que a maioria dos alunos passa pela escola, mas não aprende o mínimo esperado. De acordo com o levantamento, no Brasil, a cada 10 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, menos de três aprenderam o que é esperado para a sua série em Língua Portuguesa e em Matemática.

Pois circula na internet uma mensagem pedindo apoio para a idéia do senador Cristóvam Buarque, transformada no projeto de lei do senado nº 480, de 2007. A idéia é simples, mas brilhante. Por que não obrigar os agentes públicos eleitos a matricularem seus filhos em escolas públicas?

A proposta do senador está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aguardando entrar na pauta para votação desde maio do ano passado, devidamente “engavetada” por nossos nobres parlamentares.

Pois cabe aos cidadãos cobrarem de seus parlamentares não só a aprovação deste projeto, mas também um maior compromisso com a Educação em geral. Quem sabe até a criação de projetos de lei semelhantes, obrigando nossos nobres políticos a se utilizarem da saúde pública ou da previdência oficial.

Alguém duvida que esses serviços essenciais, obrigações constitucionais do Estado, não teriam um ganho considerável – e rápido – de qualidade?

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