Sucessão na Câmara – sucessão de fisiologismos

Enquanto nossos três distintos deputados se digladiam pelo direito de ocupar a influente cadeira de presidente da Câmara, a sociedade se indigna mais uma vez, e se manifesta contra a falta de ética, de modos no trato com a coisa pública e demonstração explícita de fisiologismo e corporativismo. Temos recebido em nosso site diversas manifestações contra isso. E algumas com sugestões bem contundentes sobre o que fazer com nossos parlamentares.

Uma delas se destacou e gostaríamos de comentar aqui. Nosso colaborador José Eduardo Cunha, do Rio de Janeiro/RJ nos envia material que está circulando bastante na internet com três sugestões interessantes.

A primeira prega uma redução do número de deputados, dos atuais 513 para não mais que 180. Na prática, passaríamos a ter 1 deputado para cada 1 milhão de habitantes. Se formos analisar pelo pobre rendimento da legislatura passada, a idéia dessa enorme economia aos cofres públicos é tentadora. A segunda sugestão vai pela mesma via e visa o Senado: redução do número de senadores para 26, ou seja, 1 para cada estado.

E, por fim, uma sugestão que vem de encontro com os conceitos da plena cidadania, que são o controle social dos mandatos políticos e dos orçamentos públicos. A apresentação conclama para que sejam desenvolvidos instrumentos para controle externo do Poder Legislativo, a fim de impedir os absurdos praticados ultimamente pela Casa, principalmente a legislação em causa própria, um dos maiores motivos de indignação da sociedade com nossa classe política.

Uma boa dica para conhecer melhor os três candidatos à presidência da Câmara, é o Portal Compromisso Público (www.compromissopublico.com.br). Em sua página, o Portal colocou à disposição de todos um perfil bem detalhado dos três deputados. O objetivo do Portal é trazer mais informações sobre os três candidatos e, possibilitar assim, que os cidadãos internautas possam enviar mensagens aos deputados federais de seu Estado, indicando qual deles está mais comprometido em priorizar a aprovação de projetos de interesse nacional.

No Portal os internautas também encontram um link para o Portal da Câmara onde se encontra o endereço eletrônico de todos os deputados.

E, para quem quiser conhecer a íntegra da proposta que surgiu na internet, ela já está disponível aqui no nosso site, na Agenda da Cidadania.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.