Projeto Excelências, da Transparência Brasil reúne históricos de candidatos à Câmara dos Deputados

Entrou no ar no portal do iG o projeto Excelências, da Transparência Brasil, um cadastro com os históricos de todos os candidatos que buscam reeleição à Câmara dos Deputados, e mais ex-ministros, ex-senadores, ex-governadores e ex-prefeitos de capital que tentam eleger-se deputados federais. Os históricos de cada candidato incluem apenas dados de domínio público, e que o projeto Excelências apresenta essas informações num lugar só. Os dados incluem:

  • Dados pessoais básicos e funções públicas que os candidatos exerceram.
  • Informações sobre o desempenho legislativo dos candidados, como faltas, votações, uso de verbas de gabinete, emendas ao Orçamento apresentadas nos últimos anos.
  • Declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral.
  • Doadores de campanhas eleitorais passadas (2002 e, no caso daqueles que se candidataram a prefeito em 2004, também estes).
  • Principais menções publicadas na imprensa em que o candidato aparece ligado a algum caso de corrupção.
  • Referência dos processos (a partir da segunda instância) em que o candidato é indiciado como réu na Justiça Federal, nos tribunais superiores, na Justiça Eleitoral, nos Tribunais de Contas.

No lançamento, o Excelências inclui 150 candidatos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são os três principais colégios eleitorais do país. A partir daí, serão introduzidos candidatos de um estado por dia, em média, completando o cadastro até agora no final de agosto.

Candidatos que queiram inserir em seus históricos manifestações próprias devem enviá-las por escrito para o endereço perfil@transparencia.org.br, informando um número de telefone para contacto direto. As manifestações serão introduzidas após verificação da autenticidade da origem. Não serão aceitos comentários que mencionem outros candidatos.

Um serviço a favor da transparência no processo eleitoral e de respeito para com os cidadãos eleitores, num momento em que tantas “listas-negras” são divulgadas através dos meios de comunicação e a internet.

Aqui na Voz do Cidadãos vocês encontram um link direto para o site da Transparência Brasil, que é o www.transparencia.org.br.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.