Observatório Social de Maringá está entre os finalistas de concurso da ONU

Hoje, uma das expressões da cidadania que mais cresce em todo o país é aquela envolvendo a chamada cidadania fiscal. Controlar gastos públicos, cobrar transparência na gestão e na aplicação dos recursos públicos e acompanhar os trabalhos legislativos são algumas das tarefas de quem se compromete com a plena cidadania, e aos poucos as entidades da sociedade civil especializadas em auditar contas públicas vão conseguindo o reconhecimento de seu trabalho, até mesmo internacionalmente.

No Brasil, já existe hoje uma rede de mais de uma dezena de Observatórios Sociais, coordenada pelo Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, a entidade Amarribo e o Instituto de Cidadania Fiscal, além de parcerias com a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas da União e diversas organizações da sociedade civil.

E uma dessas entidades, é o Observatório Social de Maringá, no Paraná, que acaba de ser escolhido um dos 13 finalistas, dentre 418 projetos de 33 países, do concurso “Experiências em Inovação Social”, da Organização das Nações Unidas. O vencedor será apresentado durante a Feira de Inovação, que acontecerá de 11 a 13 de novembro de 2009, na Guatemala.

O Observatório acompanha os trabalhos de vereadores, fiscaliza licitações e acompanha as contas públicas, além de desenvolver estudos sobre as condições habitacionais, sociais e econômicas da região de Maringá e adjacências. Um trabalho exemplar, na medida em que aglutina os esforços de vários grupos da sociedade a favor da cidadania. Como esclareceu Henrique Ziller, presidente do IFC, “Aconselhamos que não se desenvolva ações pessoais contra um governante. A maneira correta é unir forças com entidades que já existem e que desempenham um papel de combate à corrupção e de acompanhamento dos trabalhos dos poderes legislativo, judiciário e executivo”.

Pois para conhecer mais sobre estes e outras ações de cidadania fiscal, clique no www.adoteummunicipio.org.br. Entre em contato e saiba como montar um observatório social aí na sua cidade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.