O que é A Voz do Cidadão

A Voz do Cidadão prioriza os direitos e deveres coletivos dos cidadãos enquanto moradores, eleitores, pagadores de impostos e consumidores, acerca dos temas respectivos da justiça, da segurança, do meio ambiente, dos mandatos políticos, dos orçamentos públicos e do consumo coletivo, dentre outros.

Para a Voz do Cidadão, os direitos e deveres coletivos, assumem papel fundamental, pois é somente organizando coletivos que damos voz aos cidadãos.

Daí nossa logomarca ser composta de quatro figuras representando as quatro faces da plena cidadania, pois não é cidadania consciente a expressão de apenas uma, duas ou três faces. Mas sempre as dimensões civis, políticas, econômicas e sociais, obrigatoriamente juntas e nesta ordem.

Assista também ao vídeo pelos 5 anos da Voz do Cidadão!

Haverá inclusive quem pergunte sobre a expressão dos direitos sociais, que deliberadamente trocamos pela dupla presença da dimensão econômica, seja na vertente das relações do cidadão pagador de impostos com os agentes do Estado, seja nas relações do cidadão consumidor com os agentes do mercado. Todavia, esta dimensão social da cidadania já tem sido muito tonitroada pela mídia e pelos políticos, o que tem resultado apenas em demagogia e farsa na história recente brasileira. Quando só a plena consciência de direitos e deveres civis, políticos e econômicos, e sobretudo na sua vertente de relações do cidadão morador com seus próprios coletivos e do cidadão eleitor com seus governantes, é que se pode garantir efetivamente os tão falados direitos sociais.

Palestra_sensibilização_VC_07

OficinasOficina atualizada – fevereiro 2016

 

 


logo1Direitos Civis

Se somos moradores e cobramos direitos de identidade
étnica e cultural, crença e opinião, meio-ambiente e
liberdades civis, e nem tanto assim de segurança e justiça…


logo2

Direitos Políticos

Se somos eleitores e cobramos representação e defesa
contra interesses corporativos, e nem tanto assim
de excelência na gestão dos recursos públicos…


 Direitos Econômicoslogo3

Se somos consumidores e cobramos preço, qualidade,
atendimento, segurança e saúde do mercado privado, mas
nem tanto assim de empresas públicas e concessões estatais…


logo4Direitos Sociais

É porque não somos pagadores de impostos, e sim falsos contribuintes,
que, se não cobram das instituições-fim do Estado seus direitos
fundamentais à vida, à justiça, à liberdade e à propriedade,
na verdade não dispõem de fato de direitos sociais…


Para A Voz do Cidadão, o conceito de plena cidadania envolve não apenas a boa conduta exemplar individual, mas sobretudo o ato de estimular e constranger o outro a agir da mesma forma, com total respeito aos direitos civis coletivos e às leis. A etimologia das palavras “exemplo” e “exemplaridade” é palavra-chave para A Voz do Cidadão. “Ex” em latim significa “para fora”, e “amplum” demonstra um movimento de difusão. Dessa forma, “exemplo” é uma ação eminentemente de demonstração e persuasão, de dentro para fora de um círculo social que visa atingir cada vez mais cidadãos.

Visão

Só a hegemonia de uma cultura de plena cidadania poderá superar o baixo nível de nossa representação política, com a ação decisiva de verdadeiras elites para resgatar o setor privado de sua crise de valores e o setor público de sua crise de gestão.

Missão

Identificar estas elites brasileiras, cooperando com as mesmas e com demais agentes sociais para o  desenvolvimento de conteúdos e programas de mídia a fim de resgatar os valores da cidadania no imaginário social brasileiro.

Objetivo

A Voz do Cidadão é um instituto que tem como objetivo incentivar e difundir a cultura de cidadania, a consciência e o exercício dos direitos e deveres civis coletivos. Para tal, serve como porta-voz de grupos de cidadãos conscientes e que desejam fazer valer suas justas reivindicações, exercer o controle social sobre a administração pública e constranger toda sorte de transgressões legais admitidas pela sociedade brasileira, principalmente em face da mídia e do aparelho judiciário.

Valores da Cidadania

(valores da tradição humanística judaico-cristã)
• Legalidade e Honra
• Vida e Segurança
• Liberdade e Propriedade