Mobilização “Hora do Planeta”, da ong WWF, acontece sábado, 28/03

Com a recente denúncia de que mais cidades do norte e nordeste passaram a integrar a lista dos destruidores da floresta amazônica, são cada vez mais urgentes e necessárias as campanhas da sociedade civil organizada para a conscientização dos cidadãos sobre os perigos das mudanças climáticas no planeta.

No chamado mundo globalizado de hoje, as campanhas acontecem simultaneamente em todo o planeta, e os movimentos dessa nova cidadania planetária conseguem atingir milhões de pessoas com as suas mensagens. Dessa forma, o movimento ecológico mundial “empurra” o debate do Estado, que ao mesmo tempo em que é pequeno para dar conta das questões planetárias, é grande demais para atender o cidadão, na sua cidade, no seu bairro, na sua comunidade.

Pois a entidade internacional WWF está convocando a todos para o seu movimento Hora do Planeta, que vai acontecer no próximo sábado, dia 28, às 20:30h, hora local em cada cidade. Como forma de protestar contra a lentidão dos governantes em implementar projetos contra o aquecimento global, a entidade quer que os cidadãos demonstrem a sua insatisfação, apagando as luzes de suas casas, escritórios e até locais públicos, durante sessenta minutos.

Vale lembrar que, por conta do desmatamento, o Brasil é o 4º maior emissor de gás CO2 no mundo, após a China, os Estados Unidos e a Indonésia. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas se quisermos garantir um desenvolvimento limpo e sustentado.

A Hora do Planeta, da WWF Já está em sua terceira edição. No ano passado, conseguiu atrair 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente foram apagadas as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Para 2009, a Hora do Planeta espera atrair a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Até o momento, mais de 2.000 cidades de 80 países já confirmaram sua adesão. Até a iluminação especial das famosas pirâmides no Egito será desligada. No Brasil, estão confirmadas mais de 50 cidades, 300 empresas e 270 entidades.

Em dezembro, na Dinamarca, um acordo multinacional no âmbito das Nações Unidas irá discutir um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa e assim manter o aquecimento global abaixo dos 2º C. A cidadania espera a participação de todos para pressionar os governantes. Empresas e governos que queiram participar podem se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.

Assista aqui na Voz do Cidadão o vídeo sobre a Hora do Planeta. E, no dia 28, das oito e meia da noite às nove e meia, vamos desligar a luz e mostrar que a cidadania está atenta e cobra ações rápidas!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.