Lançado o site de Marcio Moreira Alves

Em tempos tão magros de decência e lisura no trato com a coisa pública, temos a grata satisfação de ver lançado o site pessoal de um dos mais brilhantes jornalistas e uma das figuras públicas mais dignas da história contemporânea desse nosso Brasil.

O ilustre jornalista e político Marcio Moreira Alves decidiu, no ano em que comemora seus 70 anos, colocar à disposição dos visitantes de sua página dezenas de textos, discursos, fotos, artigos e outros documentos históricos que traçam um valioso panorama de sua vida profissional e política. E que, não raro, trazem luz a diversos momentos cruciais de nossa história.

Por exemplo, está lá o eloqüente discurso na Câmara dos Deputados, onde se defende da solicitação do Ministro da Justiça para que o Congresso dê licença para processá-lo. Para se ter uma idéia, esse discurso, pronunciado, em 12 de dezembro, por Marcio Moreira Alves, foi publicado em 1998, pela Câmara dos Deputados, como parte da coletânea Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro. Afinal, este discurso resultou no fechamento do Congresso e na edição do AI-5.

No mais, basta comparar com os discursos de deputados de hoje argumentando salvar a própria pele nos processos de cassação das CPMI´s.

Mesmo o batismo de fogo de Marcio Moreira Alves no jornalismo foi ao pé da letra quando ganhou um Prêmio Esso de Jornalismo em 1958, por uma reportagem sobre a crise política em Alagoas, durante a qual o próprio repórter foi baleado.

Esse jornalismo que o nosso Marcito nos ensinou, e do qual tanto sentimos falta no Brasil de hoje, nos fazia levantar a cabeça, nos enchia de auto-estima, nos ensinava a amar nossas tradições, a resgatar nossa cidadania e a participar do processo político nacional!

Para quem quiser uma verdadeira aula de cultura política e cidadania, recomendamos uma visita ao www.marciomoreiraalves.com , que tem um link direto a partir da nossa Agenda da Cidadania, aqui na Voz do Cidadão.

Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.