Flagrantes de Cidadania

A Voz do Cidadão lançou a campanha “Oi, Cidadão! Flagrantes de Cidadania”, sob medida para você que usa seu celular para acenar com o flash nos shows, tirar fotos ou enviar torpedos e mensagens para paqueras e amigos.

Faça do seu celular uma arma a favor da plena cidadania! Fotografe situações de cidadania exemplar como estas que estão aqui embaixo e envie para nós com um relato sobre o flagra e a lição que você acha que pode tirar e passar adiante. Se aprovadas, você terá suas imagens divulgadas aqui nesta página e ainda receberá um certificado de Cidadão Exemplar da Voz do Cidadão.

E não se esqueça de que o conceito da verdadeira cidadania não é apenas a boa conduta individual, sermos solidários ou agir com civilidade no espaço público. É sobretudo influenciar e até constranger os outros para que também ajam da mesma forma. Ou seja, não é apenas não cometer o delito; é recorrer às instituições adequadas para que este não se repita.

No caso desta seção da “Oi, Cidadão! Flagrantes de Cidadania”, não é apenas registrar um delito, mas principalmente batalhar pela correção do mesmo.

Participe! Mande o seu Flagrante de Cidadania para o e-mail: webmaster@avozdocidadao.com.br

Clique aqui para baixar o folheto sobre os Flagrantes de Cidadania e os Cidadãos Exemplares

Veja os Flagrantes a seguir:


Manifestação Abril/2015

Durante as manifestações em Copacabana, milhares de cidadãos foram protestar trazendo diversos cartazes e faixas de apelo ao impeachment da presidente Dilma, contra o seu partido político e por maior eficiência no combate à corrupção. Veja abaixo o registro e, ao final, um pequeno vídeo. Leia mais…

manifestacao_2015_abril (1)   manifestacao_2015_abril (13)   manifestacao_2015_abril (12)


Praia do Arpoador, Rio de Janeiro, junho de 2009

praia_arpoador_ralo_grande

Entre tanto lixo que jogam no mar
havia uma tampa de ralo difícil de tragar
ainda bem que o mar a vomitou de volta
antes que se esgote por ela toda água do mar


Runnymede (Inglaterra) – onde a moderna democracia surgiu – novembro de 2008

Runnymede é um sítio sagrado para os ingleses, onde o rei John I assinou a Carta Magna, em 15 de junho de 1215. O nome veio da junção das palavras anglo-saxãs “runnieg” (“encontro regular”) e “mede” (“prado”). Neste local, 25 barões descontentes com as pesadas taxas do rei John I, obrigou-o a assinar a Carta Magna, que limitava o poder da autoridade real. Este foi o nascimento de uma idéia que duraria até os dias de hoje. Cada vez mais, a Carta Magna inglesa se tornou um símbolo das liberdades civis e do chamado “império da lei”. Seus termos foram a base de leis e constituições de muitos países, incluindo dos Estados Unidos da América.

magna_carta_01_grg          magna_carta_02_grg         magna_carta_03_grg


“Projeto de Segurança Ipanema promove encontro com futuro Secretário de Ordem Pública do governo de Eduardo Paes (RJ)” - 27 de novembro de 2008

Projeto de Segurança Ipanema (PSI) realiza encontro entre moradores e associações de Ipanema, com Rodrigo Bethlem, futuro Secretário de Ordem Pública do governo de Eduardo Paes (RJ), para discutir e cobrar promessas de campanha e medidas para melhorias públicas na Zona Sul da Cidade.

psi_01_grd          psi_02_grd          psi_03_grd


Feira de reciclados/Recicloteca – Leblon/Rio de Janeiro – agosto de 2008

A cada dia, a consciência da importância da preservação do meio ambiente aumenta. E os esforço para sua divulgação também. Estudantes de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam nos finais de semana, na orla do Rio, uma Feira de Reciclados onde é demonstrado como objetos do dia-a-dia podem ser produtos a partir de matéria-prima reciclada. A Recicloteca, entidade que tem o apoio da AmBev também está presente, divulgando informações e cursos sobre o tema (conheça aqui o site).

recicloteca_01_grd          recicloteca_02_grd          recicloteca_03_grd


Flagrantes do Projeto de Segurança de Ipanema – janeiro/março de 2008

Apesar das repetidas reclamações junto aos órgãos responsáveis, os problemas basicamente continuam, avançando-se pontualmente em uma ou outra questão. O Projeto fiscaliza, cobra e denuncia aos responsáveis os problemas detectados em seu bairro, tornando-se um modelo exemplar de conduta cidadã que esperamos ver utilizado em outros bairros e cidades. Somente com a adesão dos cidadãos moradores uma iniciativa do tipo terá sucesso. Vale a pena divulgar e acompanhar os esforços do grupo, como a Operação Ipabacana, de divulgação e conscientização.

ipanema_03_grd          ipanema_02_grd          ipanema_01_grd


Catraca dos metrôs alemães – outubro de 2007

O que explica a decisão dos metrôs alemães de abolirem as catracas? Não se trata apenas de facilitar o volumoso trânsito de passageiros nos horários de pico. O metrô de Londres, o famoso Tube, o mais antigo do mundo, já aboliu e depois voltou atrás, reimplantando as catracas. Mas nas grandes cidades alemãs, o passageiro pode entrar em qualquer metrô mesmo que não valide seu ticket na máquina que marca dia e hora do início de uso. Só que se for pego pelos fiscais sem o ticket validado, a multa é de 100 vezes o valor da passagem, enquanto no metrô de Londres é apenas 10 vezes. Mas o que fêz o Tube voltar a barrar o fluxo de passageiros com as catracas, mesmo sendo o metrô mais movimentado do mundo, é o déficit de cidadania sobretudo das populações de imigrantes asiáticos, africanos e latinos, uma vez que sua legislação de imigração é muito mais tolerante do que a legislação alemã. O que se questiona é se as câmaras de vigilância substituem mesmo a vigilância dos cidadãos!

metro_alemanha_grd_01          metro_alemanha_grd_03          metro_alemanha_grd_02


A cerimônia da troca de guardas resiste ao tempo como programa turístico – outubro de 2007

Porque a arte das cerimônias existe para além das mesmas. Pois todo rito de poder é arte para além de política. A arte existe quando a forma sobrexiste à função. A função estético-política que abriga os arcos de uma catedral gótica como a de Salisbury, no interior da Inglaterra, supera a função religiosa para a qual foram desenhados, assim como a cerimônia da troca de guardas no palácio de Buckingham não significa mais a demonstração do serviço de segurança contratado entre cidadãos e governantes, senão a sua própria tradição, alegoria, metonímia, arte, enfim! Além de a banda sinfônica da guarda que, entre outras melodias populares de cunho paramilitar, toca Beatles, inclusive a transgressiva Lucy in the Sky with Diamonds, uma apologia aos efeitos psicotrópicos do LSD, para estimular o orgulho nacional inglês e o delírio dos turistas!

troca_da_guarda_grd_01          troca_da_guarda_grd_02          troca_da_guarda_grd_03


Defesa do Arpoador – RJ, Julho/2007

A Voz do Cidadão, em sua campanha de estimular a prática da cidadania no âmbito dos espaços públicos, forneceu à Maria, vendedora de milho do calçadão do Arpoador, este cartaz para tornar a sua vigilância mais eficaz. Isso porque uma pequena muda de árvore recém-plantada no calçadão pela prefeitura em frente ao ponto em que estaciona a sua carrocinha de milho, insistentemente destruída por vândalos, mal começa a brotar e arrancam-lhe as folhas. Como a iniciativa da cidadã Maria requer a participação de todos, lhe fornecemos o cartaz que, além de defendê-la, convoca outros cidadãos a refletir sobre a situação e seguir seu exemplo. Assim como Maria, qualquer cidadão que faz uso do espaço público pode ajudar a vigiá-lo e participar aqui da nossa campanha dos flagrantes da cidadania.

01_grd          02_grd (1)          03_grd (1)


Marcha “Todos Contra a Corrupção”, em Januária/MG, 12 de abril de 2007

A Marcha “Todos Contra a Corrupção”, em Januária/MG, teve o objetivo de chamar atenção da população para a importância do combate à corrupção, e faz parte de uma caravana, que tem o mesmo nome. A caravana já percorreu 24 municípios de 4 estados, levando informações sobre como fiscalizar o trabalho do governo local. Na primeira visita ao Norte de Minas, os técnicos cumpriram agenda de encontros com lideranças políticas e comunitárias dos municípios de Januária, Montalvânia e Mirabela.

01_grg          02_grg          03_grd (2)


Praia de Ipanema, Posto 9, Rio de Janeiro, Brasil, 15 de abril de 2007

Com o apoio da Redley, uma grife de moda jovem, foi realizada a campanha “Pintou limpeza” com um grupo de voluntários que distribuem sacos e luvas para recolhimento de embalagens de pet, latinhas de cerveja e refrigerantes, copos plásticos, sacos de biscoitos e demais dejetos das areias da praia e também incentiva crianças e adultos a fazer o mesmo ao som de uma bateria completa e de flautistas tocando chorinhos. Um espetáculo exemplar de cidadania por que posto a público sem chance de passar desapercebido e, sobretudo, constrangendo a todos que até então poderiam se omitir em participar e tomar conta dos espaços públicos, dever do verdadeiro cidadão.

pintou_limpeza_01 (1)          pintou_limpeza_02          pintou_limpeza_03


Rio de Janeiro, orla da praia – Janeiro de 2007

O que você vê na foto é um brasileiro são, trabalhador, cidadão que vai ao mercado em busca de oportunidade ao invés de sentar no meio fio e esperar a compaixão alheia. Edgar Rojas presta serviços de laboratório de áudio e vídeo no centro do Rio de Janeiro, mas vem apregoar seus serviços na orla da zona sul nos domingos de praia e avenida aberta para pedestres e corredores: serviços de copiagem, transcrição de vídeos para cd e dvd, gravações, montagem de arquivos e muito mais, para uma clientela que não tem tempo de parar para correr atrás. Como sempre dizemos: no mercado não prospera a neurose.

flagrante_arimateia_01_grd          flagrante_arimateia_02_grd


Movimento Gabriela Sou da Paz exige votação de seu projeto de lei de iniciativa popular – janeiro de 2007

No dia 8 de março de 2006, o movimento Gabriela Sou da Paz levou a Brasília 1 milhão e 300 mil assinaturas da campanha Diga Não À Impunidade, para um projeto de lei de iniciativa popular sobre violência e impunidade. Em janeiro, o movimento foi às ruas para cobrar o andamento do processo de votação para o projeto.

flagrante_gabriela_grd_01          flagrantes_gabriela_grd_02


Árvore de Natal ecológica – dezembro de 2006

Ela está na entrada do Bosque da Barra, no Rio de Janeiro. Para que todos os visitantes, sobretudo as crianças, se aproximem para ver de perto de que é feita aquela bela árvore de Natal. Reparem nos detalhes vermelhos decorando as pontas dos galhos verdes. Chegue mais perto e você verá que são galhos, ramos e folhas feitos de garrafas pet de 2 litros de guaraná cortadas e amarradas em longos fios de arame.
Obra da associação de freqüentadores do bosque com a ajuda do grupo de escoteiros local. Para que as crianças aprendam que equilíbrio ecológico e respeito à natureza começa com os pequenos gestos do dia-a-dia. Parabéns, cidadãos moradores da Barra da Tijuca! Seus filhos e netos agradecem!

01_grd (1)          02_grd (2)          03_grd (3)


Londres, novembro de 2006

O boicote ao abuso comercial de um agente econômico no mercado é uma verdadeira instituição da cidadania inglesa. Tanto é que o recurso vem do nome de Charles Boycott que liderou o não arrendamento de terras dos landlords quando estes tentavam aumentar os preços de modo extorsivo. No flagrante anexo, vejam como o movimento Caft (www.caft.org.uk) se manifesta diante da entrada principal do Harrod’s contra a venda de peles naturais de animais silvestres, prática proibida na Inglaterra.

01          02          03


Paris, novembro de 2006

Exemplos de duas instituições da cidadania francesa: a subscrição pública de fundos para a construção de um monumento erigido a partir da estátua do Pensador de Rodin. Para os que não sabem, o Pensador era originariamente um pequeno detalhe da Porta do Inferno, representando o próprio Dante Alighieri e que ganhou destaque autônomo quando o escultor o reproduziu autonomamente. E a Capela da Humanidade que abriga as atividades do Templo Positivista de Augusto Comte, onde podemos ver o tríptico original que inspirou o lema da bandeira brasileira: O amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim. Como chamamos atenção em nossas oficinas de cultura de cidadania: por que tiraram logo o amor do dístico da bandeira, que significa justamente o princípio da justiça?

flagrante_paris_a          flagrante_paris_b          flagrante_paris_c


Passagens parisienses e bancos de praças públicas londrinos - novembro de 2006

As galerias de Paris tanto são uma instituição matriz de afirmação e supremacia do espaço público parisiense sobre as edificações privadas como o saudável costume londrino de dar nomes aos bancos de parques públicos, com citação geralmente da memória de um ente querido por parte de um cidadão que quer servir ao interesse público e transforma seu luto em benefício de sua comunidade.

flagrante_londres_a          flagrante_londres_b          flagrante_londres_c


Manifestação “Corrupção Zero” no Rio de Janeiro - setembro de 2006

Acatando um convocação do estilista e empresário Fred D´Orey, uma pequena multidão se reuniu no último feriado de 7 de setembro para protestar contra a corrupção em todo o país. O encontro foi em Ipanema, no Rio de Janeiro, e atraiu cidadãos de vários outros estados. O tema foi “Corrupção Zero” e foi estampado em camisetas e cartazes.

01_grd (2)          02_grd (3)           03_grd (4)


Lançamento do livro-Cartilha “Cultura de Cidadania: Para construir um novo país ” – 18 de maio de 2006

Com presença de cerca de 100 pessoas, foi lançado o livro-cartilha “Cultura de Cidadania” da Voz do Cidadão, no Rio de Janeiro, pela Editora Contra Capa. Distribuído em cinco capítulo (ou “Passos” como denominou o autor, Jorge Maranhão), o livro traz uma nova visão sobre o conceito de cidadania enquanto traça um histórico cultural desde a antiguidade clássica, mostrando a influência desse tema no desenvolvimento da própria história do Brasil. Além disso, é apresentada uma cartilha sobre o Artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos dos cidadãos. A cartilha apresenta os principais incisos com uma pequena explicação e, logo após, um mini-glossário de termos jurídicos, ferramental básico para brasileiros que desejam trilhar o caminho da plena cidadania e da tomada de consciência de nossas verdadeiras responsabilidades enquanto cidadãos.

01_grd (3)          02_grd (4)          03_grd (5)


Dia da Dignidade Nacional – 21 de maio de 2006

Na Cinelândia e nos centros de mais 22 das principais cidades brasileiras! Com lavagem da bandeira brasileira e execução do hino nacional e tendo como principal clamor a exigência de divulgação pela mídia da lista completa com os nomes de todos os políticos e funcionários públicos acusados, indiciados e envolvidos com a corrupção no país.
Personalidades presentes: vereadora Andreia Gouvea Vieira, atriz Cristiane Torloni, ator Carlos Vereza e atriz Lucia Veríssimo.
Alguns dos movimentos participantes: Reforma Brasil, Recall Brasil, Não reclame, vote!, A Voz do Cidadão, Movimento Basta!, Corrupção Zero, Gabriela Sou da Paz, Movimento Federalista, Monarquia Parlamentarista, Brasil de Cara Limpa, Movimento dos Aposentados etc.
Estimativa de comparecimento: cerca de 500 manifestantes apenas no Rio de Janeiro.

01_grd (4)          02_grd (5)          03_grd (6)


Cobrindo a rampa, descobrindo o voto, Jongando em Ipanema - 07 de maio de 2006

01_grandeLençóis e bandeiras contendo milhares de assinaturas recolhidas em várias cidades brasileiras, foram exibidos na Rampa do Congresso Nacional. O movimento foi organizado pela Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto no Parlamento e tem caráter suprapartidário. O objetivo é pressionar para que seja colocada em pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01 que acaba com o voto secreto nas decisões parlamentares do Congresso Nacional.

 

02_grdEm Ipanema, em pleno domingo de sol, a campanha comandada pelo deputado Chico Alencar e pelo vereador Eliomar Coelho, foi enriquecida com a participação da associação Grupo Cultural Jongo da Serrinha (GCJS), criada em 2000 com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de preservação do patrimônio histórico do jongo e assistência social desenvolvidos há mais de 40 anos por Vovó Maria Joana Rezadeira e Mestre Darcy do Jongo.

 

03_grd

As principais missões da ONG são preservar e divulgar o patrimônio cultural afro-brasileiro e desenvolver um trabalho de educação e de capacitação profissional junto a crianças e jovens que sofrem com a violência e o subemprego. Os cidadãos podem ajudar através de doação de dinheiro, contratação de espetáculos, voluntariado, doação de bens ou financiamento de projetos.
Mais informações, conheça o site
:http://www.jongodaserrinha.org.br

 


Santiago do Chile, praças e cidadania - abril de 2006

Estas fotos poderiam perfeitamente ter como legenda: diga-me que tipo de praça teus governantes mandam construir que eu te direi que tipo de cidadania eles entendem que teu país deva ter. Veja a concepção de espaço público da Plaza de la Ciudadania que o governo do Chile está construindo atrás do famoso Palácio de La Moneda que marcou a história da democracia chilena quando foi bombardeado pela ditadura militar matando o presidente Allende: uma praça aberta para o cidadão usufruir do espaço público. Ao contrário dela, repare que a Praça dos Três Poderes em Brasília foi construída mais para a celebração dos poderes do Estado do que propriamente para o uso do cidadão comum, até por que em Brasília não se anda a pé, não existe esquina, tampouco rua de pedestre.
01_grd (5)          02_grd (6)


Flagrantes da Cidadania em Nova York e na Cidade do México - abril de 2006

Cidade de Nova York

flagrante_paris_c

 

 

 

 

Talvez tenha sido desta placa em homenagem a Emily Roebling, uma grande mulher e esposa do engenheiro construtor da ponte do Brooklin, em 1869, que tenha surgido o ditado de que por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher.

09_grd

 

 

 

 

O serviço disque denúncia em Nova York é objetivado para casos específicos de violação legal, como este sobre condições perigosas de trabalho, o que evita o delação gratuita por motivos inconfessáveis como ocorre no Rio de Janeiro.

08_grd

 

 

 

 

Os protestos contra o relatório final sobre o atentado terrorista de 11 de setembro continuam tão vivos como sempre, mobilizando os cidadãos de Nova York a exigir transparência nas investigações.

Cidade do México

07_grd          06_grd          03_grd (7)

Na Cidade do México é na ampla praça central e colonial apelidada de Zócalo o território maior do exercício perene da cidadania, onde os heróis do povo mexicano como Zapata estão sempre lembrados.

05_grd

 

 

 

 

Diego Rivera é o grande artista nacional, o mestre da pintura muralista que traduz a história e a consciência política e de cidadania para o povo mais humilde enganjando-o numa arte nacionalista e monumental.

04_grd

 

 

 

 

O túmulo de Leon Trotsky e a devoção que o povo mexicano dedicou a este que deu a vida ao combate contra o despotismo stalinista.

02_grd (7)

 

 

 

 

A polícia da cidade tem como dever manifesto e público a proteção do cidadão, aspecto bem distinto do equivalente brasileiro.

11_grd          12_grd

“Não vote em cores ou discursos. Vote nas melhores propostas.” é uma campanha que tem o mesmo sentido de educação política da campanha “Não vote em candidatos. Vote em compromissos.”, aqui de nossa A Voz do Cidadão. Sendo que lá a campanha é uma iniciativa do maior grupo de comunicação do México.


Passeata contra homofobia em Ipanema – fevereiro de 2006

“O bom é beijar a boca de quem a gente ama, que não vale a pena se importar se é cavalheiro ou dama” Leila Maria. Trecho da carta aberta à população do Rio de Janeiro distribuída por ocasião da passeata na orla da praia de Ipanema com a presença dos deputados Carlos Minc, Caó e Jandira Feghalli, a propósito da agressão sofrida por um casal homossexual no dia 25 de fevereiro de 2006, por 5 pitboys homofóbicos que, alegando atentado ao pudor, se acharam no direito de fazer justiça com as próprias mãos e com a omissão da polícia militar.


 Policiais se omitem em agressão a gays por pitboys – fevereiro de 2006

Hyldo Júnior e Maurílio Cardoso estavam tranquilamente em Ipanema curtindo sua praia de domingo quando foram agredidos a socos e pontapés por um grupo de rapazes que se dizia ofendido por eles terem se beijado em público. Os policiais chamados para fazer a ocorrência, mesmo na frente de várias testemunhas, disseram não poder fazer nada e se negaram a levar os agressores para a delegacia. Sob a ótica da cidadania, tão inadmissível quanto a agressão em si foi a omissão da própria polícia. Não podemos em hipótese alguma permitir que uma instituição cuja missão é defender o cidadão e dar exemplo de respeito às leis acabe sempre se omitindo e muitas vezes até se tornando cúmplice dos que violam a lei. Estas são as fotos que estão circulando na internet, supostamente retratando o momento em que pitboys e policiais discutem.

01 (1) ´       03 (1)          policia_e_agressores_grd


Londres: Exemplos de Cidadania

Em viagem por Londres, Daniel Cohen teve sua atenção despertada por algumas lições de cidadania. Na primeira foto a esquerda, vemos afixada uma “public notice” (Nota ao Público) como instrumento de cidadania dos governos de cultura inglesa que, no caso do distrito de Trafalgar Square, na City londrina, é feito até mesmo pela fixação de notas públicas nos próprios postes de iluminação. Isto por que “uma das razões para o sucesso de governos federais e locais é que eles lhe dizem o que estão planejando, o que estão fazendo e o que fizeram na sua vizinhança, através de Notas Públicas dirigidas aos cidadãos da comunidade”.
Com relação às fotos de circulação no metrô londrino notar que os pedestres, mesmo fora de ruas e calçadas, e até nos corredores e escadarias das estações de metrô, obedecem ao aviso de “keep left” (mantenha a esquerda) para não ir contra o sentido habitual de trânsito da cultura inglesa, baseado no próprio trânsito de veículos. As multas por desobedecer este e outros avisos afixados em placas em qualquer lugar da cidade é cobrada na hora por qualquer agente da lei ou cidadão que se sinta prejudicado.

londres_01_peq          londres_02_peq         londres_05_peq


Dia Mundial de Limpeza na Praia

Todo ano, no mês de setembro, o grupo Limpeza na Praia, dirigido pela apresentadora Anna Turano e ligado ao Clean Up the World internacional, organiza um evento com objetivo de recolher objetos nas praias do Rio de Janeiro. A cada ano, o evento alcança mais cidades em todo o país.

limpeza_na_praia_1          limpeza_na_praia_2          limpeza_na_praia_3
Para o Carnaval 2006, o grupo Limpeza na Praia realizou mais um evento dia 18/02. O mutirão, equipado com sacos plásticos biodegradáveis, coletou gimbas de cigarro (o inimigo número um das praias em todo o mundo, segundo a ONU – UNEP), tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, palitos em geral, preservativos e muitos outros detritos.

Também foram distribuídos folders explicativos, informando como esse microlixo pode prejudicar e matar os animais marinhos e contaminar a areia, deteriorando a qualidade da vida humana.

praia_carnaval_01_grd          praia_carnaval_02_grd          praia_carnaval_03_grd


Vazamento de esgoto faz aniversário

Movido pelo espírito da verdadeira cidadania, cidadão fotografa e consegue divulgar em jornais uma criativa e crítica demonstração de indignação com o descaso de uma concessionária de serviços públicos.

esgoto_cedae_01          esgoto_cedae_03          esgoto_cedae_04


Estacionamento irregular

Enquanto em Brasília continua a luta pela moralização das instituições em todos os níveis, no Rio de Janeiro, em pleno bairro do Leblon, alguns cidadãos se acham acima da lei avançando sobre calçadas em estacionamentos irregulares e perigosos para pedestres. Para eles, o adesivo de uma instituição séria como o Basta! funciona como uma espécie de salvo-conduto para o que quiserem.

estacionamento_irregular_calcadas          estacionamento_irregular_gr          fotocalcada_3


No dia 7 de setembro, Movimento Basta! faz manifestação contra corrupção e impunidade

Bia Kuhn nos enviou estas imagens de uma manifestação organizada pelo movimento ”Basta!” na orla da praia de Copacabana atraiu mais de 200 pessoas que protestaram contra a corrupção no governo. O movimento apresentou faixas com dizeres condenando a atual crise política: ”Faxina no Congresso”, ”Basta de espetáculo, exigimos resultados”, ”Corrupção rouba dinheiro da saúde e educação”.

basta_01_grd          Basta_02_grd          Basta_03_grd


Passeata Amarribo

Com determinação, Fernanda Verillo nos enviou fotos de uma manifestação da Amarribo, uma associação de moradores de Ribeirão Bonito/SP, que conseguiu mobilizar os cidadãos e destituir um prefeito acusado de corrupção.

passeata_amarribo_01          passeata_amarribo_02          passeata_amarribo_03


S.O.S. Calçadas

Ricardo criou um blog que se dedica a denunciar através de imagens, os abusos de motoristas e donos de estabelecimentos com relação ao uso das calçadas.

estacionamento_irregular_03          estacionamento_irregular_so          estacionamento_irregular_sos_calcadas_02