Exposição Postes Humanos fica até 31 de maio no Rio de Janeiro

Recebemos o convite de uma exposição fotográfica que se mostra bastante oportuna diante das notícias do julgamento de denúncias em diversas promotorias eleitorais que começam a acontecer, como no caso do casal Garotinho, no Rio de Janeiro, e vários outros representantes do poder executivo em todo o país.

A jovem fotógrafa carioca Michelle Glória nos contou sobre a sua exposição “Postes Humanos”, que fica em cartaz até 31 de maio na Galeria Vitrine Escola de Comunicação da UFRJ, em seu campus Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. E que pode ser acessada integralmente no site da fotógrafa, o www.michellegloria.com.br.

A exposição captura momentos da campanha política do ano passado, quando a lei eleitoral proibiu a utilização de cartazes e outdoors e nossos candidatos, para burlar a regulamentação, passaram a usar homens e mulheres para segurar posters e outras mensagens em sinais de trânsito. Como diz a própria Michelle em seu site, sua busca foi “tentar capturar numa fração de segundos um instante de desalento, indiferença… Congelar imagens que simbolizassem o momento político. Fazendo uma ponte entre a cena urbana e o sentimento nacional”. Verdadeiros “postes humanos” criados por uma classe dominante de políticos que não têm mesmo interesse em priorizar a urgente e necessária reforma política, eleitoral e partidária.

Mas o que nos parece mais ridículo, injusto e indigno, observando este verdadeiro exército de cidadãos subcontratados para desfraldar bandeiras, é ver que nossa classe política está se aproveitando daqueles que, por falta de trabalho mais digno ou outra opção de emprego, acabam se sujeitando a se fazer de estacas, segurando banners e faixas cada vez mais eloqüentes sobre o descaso a que estão submetidos.

O que nos interessa é refletir sobre o show explícito de insensibilidade social que estão a demonstrar sub-contratando seres humanos para se expor amarrados e sob sol e chuva a cada ponta de uma faixa qualquer!

E, se vocês quiserem ter certeza do que isto é capaz de fazer a um ser humano, basta olhar para as fotografias de Michelle e ver, bem dentro dos olhos daqueles cidadãos, a indiferença, o cansaço e a derrota na luta diária pela sobrevivência.

Se nós recusamos nosso voto a candidatos que fazem de estacas e postes cidadãos e cidadãs – a massa subempregada de sempre – é porque não nos deixamos enganar por quem faz tão pouco da consciência de cidadania do eleitorado brasileiro. Afinal, como nos ensinam os tratados de argumentação, a imagem e o comportamento de um candidato já falam por ele antes mesmo que abra a boca.

Aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para o site da fotógrafa Michelle Gloria, o www.michellegloria.com.br, e a exposição “Postes Humanos”.

Para vocês acessarem e refletirem.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.