Controle social através da internet é incentivado pelo governo… do México

Agora vamos comentar uma outra iniciativa de controle social através da internet, mas desta vez desenvolvida pelo próprio poder público. Infelizmente para nós, é o governo mexicano quem sai na frente e procura ensinar o conceito da plena cidadania aos seus cidadãos.

O site mexicano “monitoreociudadano.gob.mx” (Controle Social, em espanhol), mantido pelo governo mexicano, tem o objetivo de promover ações de integridade, transparência e controle social. Por meio dele, pode-se ter acesso a uma série de ferramentas desenvolvidas para possibilitar a participação da sociedade na prevenção e no combate à corrupção, como cursos à distância sobre temas relacionados à ética e à transparência, campanhas publicitárias contra a corrupção, materiais didáticos relacionados ao exercício do controle social e muito mais.

No site, o governo mexicano coloca à disposição várias ferramentas interessantes. Uma delas é o Guia para o Controle Social (em espanhol Guía para el Monitoreo Ciudadano). O Guia ensina aos vários atores sociais – cidadãos, organizações ou grupos de cidadãos – como participar em ações de monitoramento, através da realização de exercícios sistemáticos, independentes e bem planejados, que incluem observação, fiscalização e acompanhamento, e definição de propostas de melhoramentos nos serviços, programas e até políticas de governo.

No site, os cidadãos podem também se inscrever para oficinas virtuais de acompanhamento social e transparência, dirigidas preferencialmente para organizações da sociedade civil, centros acadêmicos de estudos e funcionários públicos. O objetivo é conhecer e saber como usar a Lei de Transparência e Acesso à Informação que eles têm por lá.

Em resumo, essa iniciativa demonstra que quando um governo entende realmente o valor da cidadania, pode e deve disponibilizar para seus cidadãos muito mais do que números e dados oficiais de departamentos públicos. O site monireociudadano é em espanhol, como não podia deixar de ser, mas quem quiser visitar não vai ter muita dificuldade em entender suas mensagens.

Fica aqui a nossa dica de educação para a cidadania, que vocês podem acessar diretamente aqui no www.avozdocidadao.com.br.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.