Continua campanha de assinaturas da Plataforma pela Reforma Política

Continua campanha de assinaturas da Plataforma pela Reforma Política

Hoje vamos falar de uma iniciativa que tem recebido pouca atenção da sociedade, mas que é da maior importância para o futuro da cidadania: a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

Como sabemos, está sendo discutida no Congresso uma proposta de Reforma Política, que pretende alterar vários dispositivos da legislação eleitoral e partidária. O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Henrique Fontana, até já divulgou o seu relatório final.

Mas dezenas de entidades da sociedade civil avaliam que ainda há muito mais por se fazer para que tenhamos uma representação política digna e ética, e que faça o nosso sistema político ser visto pela sociedade como representativo de seus interesses.

Por isso, a Plataforma lançou este ano o portal Reforma Política.org.br, que concentra todas as informações e reivindicações das entidades da sociedade civil organizada. No portal, é possível também participar de um abaixo-assinado por um projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política. Essa participação é fundamental para que os nossos políticos entendam de vez que a sociedade brasileira está mudando rapidamente. Está mais consciente e disposta a mostrar quem são os verdadeiros donos dos mandatos.

Vale a pena aqui citar alguns dos principais pontos reivindicados pela Plataforma: voto através de listas partidárias transparentes com alternância de sexo, fim do voto secreto nos legislativos de todos os níveis, financiamento público exclusivo de campanhas, simplificação do processo de tramitação dos projetos de lei de iniciativa popular, fortalecimentos dos mecanismos de participação direta, como plebiscitos e referendos.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link permanente para o abaixo-assinado por uma reforma política que realmente defenda os interesses dos cidadãos, e não de uma elite política menos interessada na coisa pública do que nos seus jogos partidários e corporativos.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.