Concurso é exemplo de cidadania… no interior de Portugal

Como bem disse o geógrafo e pensador brasileiro Milton Santos “Cidadania sem dúvida se aprende”. Creio que podemos avançar mais um pouco e até afirmar que cidadania sem dúvida se aprende desde cedo.

Pois uma iniciativa voltada para crianças procura justamente ensinar desde cedo aos jovens cidadãos os conceitos básicos de cidadania. Uma iniciativa mais do que louvável mas que tem um pequeno porém: ela está sendo realizada em Portugal, nossa pátria-mãe e que tem tudo o nos ensinar em torno do conceito de plena cidadania.

Na pequena cidade portuguesa de Caldas da Rainha existe o chamado Conselho da Cidade, que é uma associação de entidades da sociedade civil mais representantes do governo municipal. Pois este Conselho acaba de lançar a campanha “As Cores da Cidadania” que pretende chamar a atenção para as variadas questões da cidadania. A campanha pretende assim motivar crianças e adolescentes a se questionarem sobre o tema para depois produzirem um cartaz sobre o assunto. Os cartazes serão digitalizados e publicados no blog do Conselho e durante a semana de 25 de abril, dia da independência de Portugal, serão expostos em vários espaços da cidade.

O texto de apresentação da campanha é uma aula do que é a cidadania e como promover o conceito junto a esses cidadãos em formação: “A cidadania é um assunto complexo para explicar aos mais novos, mas podemos começar pelo habitante da “cidade” com direitos (que não podem ser nem alienados, nem ocultados) e deveres (que implicam uma responsabilidade comum). Estes deveres e direitos têm um peso ainda maior e complexo hoje em dia, devido à degradação do nosso espaço de vida. Um espaço de vida que desejamos saudável para todos e que implica no direito de respirar um ar puro, beber uma água pura, comer alimentos saudáveis, participar nas decisões dos nossos dirigentes democraticamente eleitos, saber explicitar o nosso ponto de vista e saber que temos direito de fazer isso, e que podemos e temos os meios para aprovar ou contestar, de forma organizada e construtiva. Temos que formar crianças cidadãs! Se precisar de ajuda, a Comissão Executiva do Conselho da Cidade encontra-se ao seu dispor para pensarmos juntos, porque é disso que se trata! Pensarmos juntos naquilo que mais importa a vida saudável dos futuros adultos deste país. Agradecemos muito toda a ajuda, empenho e motivação neste projeto que deseja preparar um futuro – Conselho da Cidade de Caldas da Rainha”.

Fica aqui a sugestão para futuros prefeitos brasileiros, conselhos municipais de educação e entidades da sociedade civil. Para quem quiser conhecer melhor a campanha “As Cores da Cidadania”, da pequena Caldas da Rainha, em Portugal, temos aqui na Voz do Cidadão um link direto para o blog do município. Vale a pena acessar.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.