Clipping

Aqui você tem acesso às matérias veiculadas na grande mídia sobre A Voz do Cidadão


O Globo – 26.09.2014

MERVAL PEREIRA
A força da cidadania
“A cidadania e as eleições” foi o tema de um debate ontem na Academia Brasileira de Letras (ABL), dentro do projeto “Brasil, Brasis”. Coordenado por Domício Proença Filho, o cientista político e ecologista Sérgio Abranches, o publicitário Jorge Maranhão e eu discutimos o momento político que vivemos a 10 dias do primeiro turno da eleição presidencial. Leia mais…


O Globo – 13.04.2014

MERVAL PEREIRA
A seleção dos melhores
Até que ponto a escolha dos melhores de uma sociedade pode ser feita sem que se utilize o voto popular direto? Leia mais…


O Globo -12.04.2014

MERVAL PEREIRA
Cidadania participativa
A discussão sobre a eficácia da democracia representativa no mundo moderno, com a exigência cada vez maior por parte dos cidadãos de participação nas decisões dos governos, é o ponto central dos debates nos dias de hoje, e surgem diversas experiências na tentativa de ampliar a representatividade dos eleitos. Na definição do ex-presidente Fernando Henrique, é preciso unir o demos (povo) à respública (coisa pública) sem que as instituições deixem de funcionar. Leia mais…


O Globo – 02.03.2012

MERVAL PEREIRA
Mandato cidadão
A relação do eleitor com o candidato sofrerá uma alteração fundamental a partir dessas eleições municipais, as primeiras a se realizarem sob os efeitos de uma mudança cultural no país simbolizada pela aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal. Leia mais…


O Globo – 05.10.2011

MERVAL PEREIRA
Rio digital
Depois de 49 edições do OsteRio, reunião para debater as principais questões do desenvolvimento do estado do Rio, que se realizou durante esse período, às noites de segunda-feira, no restaurante Osteria Dell”Angolo, em Ipanema, a exemplo de experiências similares acontecidas em algumas cidades da Itália, seus organizadores consideraram que chegou o momento de dar um passo à frente, oferecendo condições ao cidadão comum de reivindicar medidas concretas aproveitando as novas mídias sociais. Leia mais…


RJ Sports – 19.09.2011

Voz da Zona Norte
O Instituto Voz do Cidadão vai promover uma ação para avaliar o estímulo e o grau de interesse dos moradores da Zona Norte pela região na qual viver. Leia mais…


O Fluminense – 11.08.2011

ALINE COUTO
Teste do “Cidadômetro”
Equipamento estará hoje no Instituto Abel
Como parte das comemorações do Dia Nacional da Saúde realizadas no Instituto Vital Brazil, o Instituto Voz do Cidadão trouxe a Niterói o Cidadômetro, aparelho que mede através de uma enquete o grau de participação social e política dos moradores de determinada localizade. Leia mais…


O Fluminense – 06.08.2011

LUANA SOUZA
Niteroienses têm mais índice de consciência
Os niteroienses estão cada vez mais atuantes com os valores sociais da cidade. Pelo menos essa é a conclusão da pesquisa feita na semana passada com o “Cidadômetro”, em três pontos da cidade. Leia mais…


Blog Almanakut Brasil – 28.04.2011

Cidadômetro – Medida de Cidadânia
Dia 1° de maio o cidadômetro vai às rua! Praia de Ipanema entre a Henrique Dumon e Aníbal de Mendonça. Próximo ao posto 10. Leia mais…


Blog Hipernotícias – 01.05.2011

Cidadômetro – Medida de Cidadânia
Está sendo lançado neste domingo, 1 de maio, no Rio de Janeiro, o Cidadômetro, cuja pretensão, tal qual o Impostômetro, é divulgar em tempo real o nível de conscientização e mobilização dos cidadãos. De acordo com o material de divulgação da iniciativa, “o Cidadômetro vai parar em locais públicos de grande movimentação”, distribuirá panfletos, e “pedirá aos passantes para participarem de uma enquete sobre um tema local ou nacional que esteja em voga no momento”. Leia mais…


Blog Política de Itaguaí – 02.05.2011

Cidadômetro e o déficit de atuação do cidadão
Um dos pontos pelo qual mais nos batemos aqui neste espaço é o desentendimento que temos do que seja a verdadeira – ou plena – cidadania, e o que isso implica em tomada de atitude pelos cidadãos. Afinal, se somos principalmente cidadãos eleitores e cidadãos pagadores de impostos, temos um dever de protagonismo perante o resto da sociedade. Trocando em miúdos, temos o dever de agir pelo bom uso dos recursos públicos, sempre através do bom uso das instituições de Estado – que devem estar mais a serviço dos cidadãos do que de governantes de ocasião – e também procurando engajar outros cidadãos nesse movimento. Leia mais…


Rádio Globo – 02.05.2011

Programa Vale Tudo – Cidadômetro


O Globo – 05.09.2010 

MERVAL PEREIRA
Cidadômetro
Nesses dias em que predomina a percepção de que estamos fragilizados como cidadãos, impotentes diante das seguidas demonstrações de que um órgão do Estado brasileiro como a Receita Federal, que deveria ser o guardião de dados pessoais de cada um dos contribuintes, está exposto à ação de quadrilhas que compram e vendem sigilo fiscal e, sobretudo, à manipulação política, vale a pena discutir o que é possível fazer para reforçar a cidadania contra a leniência (ou cumplicidade) do Estado. Leia mais…


Instituto Millenium – 06.08.2010


Campanha Ficha Limpa São Paulo – 27.03.2010

Maluf e o Projeto Ficha Limpa
Em nosso Boletim A Voz do Cidadão na rede CBN no dia (25/03), comentamos a importância da aprovação do projeto Ficha Limpa como uma arma que poderá impedir o uso que determinados políticos têm feito de seus cargos públicos como escudos de impunidade contra a Justiça. Leia mais…


Jornal Jundiaí – 23.09.2008

Cidadania é tema de palestra
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o conceito de cidadania e seu entrendimento, o NJE – Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Jundiaí – promove, amanhã, a partir das 8h30, a palestra “A Voz do Cidadão”. Leia mais…


O Povo – Fortaleza (CE) – 02.09.2008

PEDRO ALVES
Debate discute participação popular no processo eleitoral
A Fundação Konrad Adenauer realiza hoje à noite debate sobre o exercício da cidadania nas eleições, com participação do jornalista Jorge Maranhão, para quem a democracia é uma utopia que deve ser perseguida. Leia mais…


Revista Época – Generosidade – 28.07.2008

NELITO FERNANDES
Escola de Cidadania
Um instituto criado por um publicitário ensina a importância de participar.
O publicitário Jorge Maranhão já perdeu as contas do número de vezes que já ouviu frases como “isso não adianta, ninguém está nem aí para o que você está falando”. Nunca concordou com elas. Há 20 anos, teve a ideia de fundar um instituto para explicar às pessoas o que é e como se exerce a cidadânia. Leia mais…


Jornal Pernambuco – Caderno Política – 17.02.2008

PEDRO HENRIQUE MARINS
O exemplo norte-americano
Vários países possuem leis de acesso a informações públicas, inclusive, nações consideradas “menos desenvolvidas” do que o Brasil, como é o caso da África do Sul e da Lituânia Estes dois últimos regulamentaram a lei de acesso há pouco tempo. Leia mais…


Revista Veja – 19.12.2006

Coluna Radar
“A economia está amargando um empate, já na prorrogação, para salvar da desonra nacional o lanterninha do crescimento entre todos os países emergentes.” Leia mais…


Portal do Voluntário – 25.11.2005

Educação no lugar da escopeta
Escopetas, fuzis, metralhadoras. Essas armas fazem parte do dia-a-dia de qualquer comunidade de risco de grandes cidades brasileiras. Contra essas armas, só outras duas poderiam ser diferentes: Educação e Cidadania. Leia mais…


Diário de São Paulo – 05.02.2004

Para formar bons cidadãos
Livro transmite noções de forma clara e objetiva. Leia mais…


Jornal do Comércio – Coisas & Fatos – 14.11.2003

GENÍLSON GONZAGA
Arrastão
A Contra Capa Leblon lança, segunda-feira, o livro “A Voz do Cidadão/Mútua ajuda da cidadania”, com o apoio do Instituto da A Voz do Cidadão. Leia mais…


Jornal do Brasil – 11.11.2003

Coluna Boechat
Segunda-feira, na Contra-capa, no Leblon, Jorge Maranhão autografa o livro A voz do cidadão. Leia mais…


Tv Bandeirantes – 26.10.2003

Programa na Praia


Programa Tv Gazeta – 26.08.2003

Programa Gazeta Entrevista


O Globo – Razão Social – 04.08.2003

Cidadania
Um site que ensina empresas e dá dicas a cidadãos
Educar e desenvolver a consciência da cidadania é um dos objetivos do Instituto “A Voz do Cidadão” que, através do site www.avozdocidadao.com.br, dá informações preciosas a quem precisa, por exemplo, foi uma discussão sobre voto obrigatório. Leia mais…


O Globo – 27.05.2003

NELSON VASCONCELOS
Conexão Global
Na linha de congregar internautas pelo bem comum, chega ao ar o www.avozdocidadao.com.br, do Instituto de Cultura e Difusão dos Direitos do Cidadão. O site promete tornar-se um ponto de reunião de abaixo-assinados que circulam a esmo pela internet, onde poderão receber novas adesões. Leia mais…