Campanha de empresários anônimos é exemplo de cidadania

Ainda tem causado muita polêmica o vandalismo sofrido semana passada pela estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na madrugada desta última quinta-feira, aproveitando os andaimes colocados para uma reforma, vândalos subiram e picharam o maior símbolo da cidade e uma das sete novas maravilhas do mundo.

A reação da sociedade, evidentemente, foi de revolta, mas um grupo de empresários foi além, e decidiu se mobilizar e ajudar a polícia a achar os delinquentes. A idéia foi simples: espalhar cartazes ao estilo “velho oeste” onde oferecem cinco mil reais de recompensa por informações que levem aos autores do crime.

O que mais nos chamou atenção nesse movimento foi a disposição do empresariado em participar, e sair da usual inércia de apenas assistir de camarote ao desenrolar das investigações.

E é este o centro de um comportamento verdadeiramente cidadão. Afinal, sempre se diz que a polícia não funciona, mas nunca denunciamos os delitos e crimes que presenciamos. Raramente recorremos às ouvidorias das instituições de Estado. Volta e meia dizemos que o Ministério Público atrapalha e se excede, mas não vamos ao Conselho Nacional do Ministério Público. Até dizer que juiz não deve se meter em eleições, nós dizemos. Como se não houvesse uma justiça eleitoral para garantir o respeito às leis e se impedir abusos de poder.

Portanto, é de se comemorar a decisão do empresariado carioca em participar ativamente. A única coisa a se lamentar foi a decisão do grupo em ficar anônimo. Pois justamente a publicidade, o tornar público, é que incentiva outros cidadãos a seguirem o bom exemplo.

Afinal, para a plena cidadania, não basta a boa conduta individual, é fundamental que se incentive outros a fazerem o mesmo.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.