17 de outubro – Dia da Jornada Mundial da Recusa da Miséria

Hoje, 17 de outubro, é celebrado o Dia da Jornada Mundial da Recusa da Miséria. Esta história está na origem do grande agrupamento de 100.000 pessoas, no dia 17 de outubro de 1987, em Paris, no Adro das Liberdades, dos Direitos Humanos e do Cidadão. Respondendo ao apelo lançado pelo padre Joseph Wresinski, estas pessoas afirmaram a necessidade de se unirem para fazerem respeitar os Direitos Humanos, reconhecendo que a miséria é uma negação permanente de todos eles. Na ocasião, uma laje proclamando esta mensagem foi inaugurada nesse Adro, exatamente onde em 1948 tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A partir de 1988, reuniões como esta tiveram apoio das Nações Unidas e passaram a ser organizadas anualmente através do mundo, tanto no interior das comunidades locais, como nos bairros de miséria espalhados por todos os continentes.

Pois no Dia Mundial contra a miséria, temos a notícia que nos ajuda a ter a dimensão do problema. A Suíça, conhecida por sua estabilidade econômica passou a reconhecer que também tem pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza. Mais exatamente pouco mais de um milhão de pessoas, de um total de 7 milhões de cidadãos suíços. Em 2004, a Conferência Suíça das Instituições de Ação Social fixou o limite de pobreza, para uma pessoa sozinha, a 2.480 francos suíços líquidos por mês (ou seja R$ 4159,93).

O que dizer então do Brasil? Aqui, como todos sabem, os números se mostram bem mais agudos. Assim, aproveitamos para cobrar de público de nossos candidatos uma discussão mais clara e objetiva sobre temas urgentes como os programas de auxílio a quem vive abaixo da linha de pobreza, reformas da previdência e política, reforma do sistema de ensino e tantos outros.

Aqui na Voz do Cidadão colocamos à disposição dos visitantes um link direto para o site oficial da Jornada Mundial da Recusa da Miséria (www.oct17.org) onde vocês podem conhecer mais sobre a história deste Dia e as ações que são feitas em todo o mundo.

Acessem e Participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.